Esses dias publiquei no meu twitter que o melhor conselho para alguém que quer criar bons textos é: seja paciente e dedicado para revisar. Sério, dá pra ver de longe quando um conteúdo foi feito às pressas!
O processo criativo da escrita criativa é simples:
Escolher o tema;
Listar os tópicos que serão abordados no conteúdo;
Ajeitar a coluna, estalar os dedos e escrever;
Deixar o texto descansar por pelo menos 1 período (se escreveu de manhã, revisa a tarde);
Pronto, agora é só entregar.
O segredo para escrever bem é que não tem segredo. 😂
Mas rola uma coisa muito comum: a pessoa cria um material legal, mas a pressa para entregar é tão grande, que alguns erros ou oportunidades de melhorias passam despercebidos.
Era só revisar, lê de novo, sabe…
Um texto que tinha tudo para ser impecável, criativo e envolvente sai mediano por causa da pressa
Pensando aqui, isso dá um paralelo bacana com a vida 👇
Um dos princípios do estilo de vida criativa, ou seja, de uma rotina ajustada para manter a cabeça em ordem, ampliar o repertório e promover a disposição física (coisas que nos fazem ter boas ideias e produzir melhor) é a paciência junto da presença.
Na ânsia de querer fazer mais, correr para “chegar lá” e de dar conta de tudo, pulamos algumas etapas importantes. Estamos tão preocupados com a entrega (objetivo maior) que a fase do respiro, importante para absorver informações e deixar as coisas descansarem, é negligenciada (o dia a dia).
Resultado?
Ficamos ansiosos, frustrados, com bloqueio criativo, tomados pela sensação de inércia ao mesmo tempo que nos sentimos exaustos. Tipo um cachorro correndo atrás do próprio rabo.
Já aconteceu por aí? 🤯
Eu, por muitas vezes, me sinto assim. Confesso que bem mais do que gostaria ultimamente.
A criatividade se fortalece na base, e a forma como lidamos com esses pilares de sustentação mudam de acordo com a fase que estamos vivendo, mas uma coisa precisa permanecer: a calma.
O meu desafio atual para me manter criativa é: ter mais paciência e respeitar a fase de cada coisa. Sei que escrevo bem, mas preciso parar de querer entregar o meu texto o mais rápido possível. Entende o que quero dizer?
Talvez sirva pra você também. :)
meus outros canais