O que eu quero mesmo é conseguir acreditar que todas as respostas que procuro estão nas ruas pelas quais escolho andar. Otária demais por viver assim? Talvez. Só sei que Deus me livre desacreditar da vida. Acho que a gente precisa de uma boa dose de ilusão pra continuar, sabe? Nem meu café eu gosto amargo…
Sempre me perguntam se as minhas tatuagens têm significado. Eu vivo repetindo que não, “só curto o ar de rebeldia que elas deixam no visual”, é automático. Só que, esses dias, perguntaram o que significa essa palavra (toda falhada) que tenho no meu dedo: SERENDIPIDADE.
Ninguém tatua uma palavra sem, pelo menos, atribuir alguma interpretação própria, né?
Olha que doido, essa pergunta veio numa semana em que eu estava super pensativa sobre a minha vida. Pessoas entrando e saindo. Decisões acertadas e erradas. Umas experiências sociais completamente aleatórias junto de compromissos profissionais inéditos. No meio dessa bagunça toda, tentei lembrar por que quis fazer essa tatuagem.
O termo serendipity foi criado por um escritor inglês no século XVI . A palavra saiu de um conto que tinha uns personagens que sempre faziam descobertas acidentais usando sua sagacidade. Você também acha isso lindo? Pra mim, é a melhor representação do que é viver uma vida criativa.💛
Você escolhe uns caminhos, toma decisões, entra em situações e continua fazendo as coisas do jeito que elas têm que ser feitas. Aí, no meio de tudo isso, encontra algo muito bom, sem esperar, enquanto estava procurando por outra coisa.
Essa “descoberta que veio do nada” só aconteceu porque houve um movimento. É assim que as coisas rolam para as pessoas criativas, como uma mistura de acaso, sorte e criatividade, que acontece quando você faz qualquer coisa, menos ficar parada.
Serendipidade é:
Pegar um livro aleatório só pra passar o tempo e ele ter exatamente a resposta que eu precisava pra lidar com um conflito emocional.
Colocar uma playlist aleatória e um trecho de uma música me faz ter uma ideia pra terminar um texto que estava travado.
Escutar o motorista do Uber falando com sua esposa no celular e ter um insight de produto para o meu site.
Sair de casa atrasada e descobrir que escapei de me envolver em um acidente, ou que cheguei na hora certa pra conhecer alguém especial.
Escrevendo aqui, lembrei de uma frase do livro A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón), que diz “O destino costuma estar na curva de uma esquina”. Isso me lembra que, às vezes, a vida muda completamente por causa de um acontecimento inesperado. Só que a gente NUNCA vai consegui prever. :)
Ser criativo é confiar no processo, mesmo sem saber exatamente onde ele vai dar!
Sinto que as melhores ideias chegam pra nós assim: de um erro, de uma distração, de uma coincidência feliz. Poucas vezes encontrei boas respostas nos lugares que imaginei. É sempre fora do programado. O que é ridículo, porque a gente teima em querer planejar tudo.
Lembro que fiquei em dúvida entre: serendipidade ou sincronicidade. Achei que a primeira fazia mais sentido, já que é mais prática e individual. Ótima pra me lembrar de que eu nunca sei de onde a inspiração vai surgir. Tudo pode acontecer, desde que eu esteja atenta e fazendo a minha parte.
Pensando aqui, no fundo, tatuei porque eu não quero me esquecer de que, bem ou mal, muitas coisas acontecem “do nada”. Na verdade, correndo o risco de parecer uma idiota, eu quero ser capaz de acreditar na possibilidade de encontrar sorte no acaso enquanto existir Tayná Melo por aí. Porque eu sei que muita gente não consegue, e isso é uma grande merda.
Eu preciso me lembrar que é caminhando que a gente encontra respostas. Ou melhor, que a gente nem tem ideia de quantas descobertas - ainda - vão acontecer pelo caminho, por isso, o melhor é só continuar andando. Serendipidade, na minha mão, é o lembrete de que a beleza do novo pode estar justamente no que não foi planejado.
O significado dessa tattoo? Sei lá, é pra eu olhar quando me movimentar parecer muito difícil. :)
O imprevisível — a serendipidade — é um dos combustíveis da vida criativa. Quero (aprender a) ver mágica nisso enquanto eu viver. Nós precisamos disso. 💛
meus outros canais
no Instagram
Consultoria criativa: um treinamento personalizado pra você melhorar suas redes sociais.
Leia o Você, Artista e Criativo