Caso eu não tenha comentado com você ainda, em 2025 eu decidi que iria me dedicar à organização do meu espaço criativo. Uma parte é pra mexer com cabelos, transformar visuais, e a outra sala ficou para os trabalhos do universo do marketing focado na criatividade - treinamentos de conteúdos, consultoria para clientes e outros projetos interessantes que possam surgir.
O que muita gente ainda não sabe é que parte da minha inspiração pra migrar 100% para o nicho da beleza veio da minha irmã. Com 20 anos, ela já é uma designer de sobrancelhas conhecida aqui na nossa região. Começou cedo, com uns 16 já tinha suas clientes e ganhava um dinheiro legal.
Essas mudanças todas que rolaram recentemente me fizeram voltar lá pra 2018, quando mergulhei de cabeça nos estudos para entender o funcionamento da criatividade e tive a certeza de que:
💡 todo ser humano é criativo!
Acompanhe minha cabeça aqui comigo:
Minha irmã começou a ensinar outras meninas e me pediu ajuda pra fazer a apostila do curso. Peguei meu notebook, sentei ao lado dela e fui escrevendo o que ela me falava. Em 10 minutos nós resolvemos o que precisava.
Ela: “nossa, você fez em pouco tempo o que eu estava tentando há dias. Está vendo, eu não tenho essa criatividade”.
E é verdade.
O potencial criativo da minha irmã não está relacionado ao trabalho de criação de textos e imagem. Mas, ela consegue fazer mágica com uma navalha e uma henna, enquanto eu sequer consigo passar maquiagem direito na minha. Fica tudo torto.
Ás vezes, você sente que não é criativo porque está olhando pra uma parte especifica da sua vida, das suas funções, ou se comparando com pessoas que fazem coisas completamente diferentes das suas atividades. Tem aquela frase do Einstein que, pra mim, deveria ditar tudo o que é estudado sobre esse assunto:
"Todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe pela sua capacidade de subir em árvores, ele passará a vida inteira acreditando que é estúpido."
Tenho vivido um momento de muitas mudanças. Todas elas me exigindo muita autenticidade, ou seja, ter peito pra sustentar o “eu sou assim”, “é isso que eu quero” e “é desse jeito que eu faço”, e de entender que a realidade do outro é diferente da minha, não necessariamente melhor.
E isso é difícil pra car*alho.
Num mundo cheio de atalhos e fórmulas mágicas, que prometem resolver a vida, é fácil cair na tentação de buscar respostas prontas para os problemas do dia a dia ou acabar repetindo padrões, só porque parece funcionar pra todo mundo.
Vai te ajudar muito entender que a expressão criativa e é única para cada pessoa.
Seguir caminhos prontos ou prestar muita atenção no que o outro está fazendo, pode (e vai) te limitar, por outro lado, abraçar o seu contexto, entender seus pontos fortes e assumir os fracos, pode desbloquear uma capacidade de pensamento muito poderosa.
Porque a criatividade está mais ligada ao autoconhecimento do que as técnicas. Essas coisas se complementam.
Eu desejo que, ao longo dos próximos meses, você consiga descobrir um pouco mais sobre quem é e tudo o que pode fazer, sendo exatamente do jeito que é. 💛
meus outros canais
no Instagram
Consultoria criativa: um treinamento personalizado pra você melhorar suas redes sociais.
Leia o Você, Artista e Criativo