só assim pra dar conta 😅
tenta também pra ter uma semana com intencionalidade e criatividade
“Socorro, não sei como você dá conta de tantas coisas”
essa vai para o 2º lugar do meu TOP 3 frases que mais escuto na vida.
A 1ª é “que horror” que vem logo quando mostro as comidas que eu faço. 😔😅
Eu to há 5 anos na internet repetindo e vivendo o mantra: uma rotina criativa é o que fortalece sua criatividade. É bem verdade que a minha semana é bastante movimentada em relação a maioria das pessoas do meu círculo social.
Não sei dizer muito bem como isso começou, mas lembro de sempre tentar incluir atividades que fogem do escopo trabalho-estudos-dormir, numa tentativa de não enlouquecer. É claro que isso ficou mais fácil quando sai da faculdade e fiquei com as noites livres - na mesma época em que passei a pensar mais sobre a influência do estilo de vida para os trabalhos criativos.
Eu sei que esse papo está batido e um tanto quanto “manchado”, mas…
Precisamos planejar as tarefas da semana com intenção pra não cair no limbo do piloto automático 🚨
Se a sua rotina é parecida com a minha, você também tem que trabalhar 8 horas por dia, gastando 40 minutos só pra chegar no trabalho. É muito fácil perder a mão do que a gente realmente quer fazer estando tão cansado.
O lance é que viver SÓ pelas obrigações faz muito mal pra cabeça e para o potencial criativo, uma vez que VOCÊ é um ser INTEGRADO. Não existe almoço grátis, sabe?
VIVER BEM
PARA
CRIAR MELHOR
Ok, por onde eu começo?
Gosto de pensar no meu objetivo maior antes de qualquer coisa.
Onde eu quero ir?
O que preciso fazer para chegar lá?
Abrindo meu coração e intimidade pra vocês:
Andei recalculando a rota da minha vida profissional, então, mesmo já tendo faculdade, pós-graduação e uma carreira “consolidada”, decidi voltar alguns passos e construir um negócio na área da beleza DO ZERO.
Em outras palavras: fazer DE NOVO o que a Tayná de 18 começou há 10 anos.
MAS,
longe de mim ser extremista. Quero viver uma rotina que cultive a minha criatividade, porque, hoje, com mais bagagem, sei que preciso manter a saúde física e mental em dia para encontrar soluções criativas. Esse é o meu objetivo maior.
Aqui está o seu primeiro exercício de reflexão:
“Qual é o seu maior objetivo atualmente?”
POR FAVOR, não pense que isso se resume a vida profissional. Os desejos mudam de pessoa pra pessoa e todos são muito válidos. Considere o que faz sentido pra VOCÊ.
Alguns sonhos comuns que surgem em diferentes fases da vida adulta:
Vencer o sedentarismo
Cuidar da saúde mental
Focar na vida pessoal - já que a profissional está bem, obrigada
Priorizar os momentos de lazer
Ler mais
Evoluir nos estudos, seja na faculdade ou fora dela
Empreender
Viajar 4 vezes por ano
#dica: o que estava na sua cabeça no dia 01/01/2024?
Voltando para minha história 👇
O jeito que encontrei de me organizar com intencionalidade pra viver um estilo de vida criativo mantendo o comprometimento com meu objetivo profissional foi classificar as tarefas em 3 categorias:
O que eu preciso fazer?
São as coisas “obrigatórias”, ou seja, aquelas necessárias para cumprir com minhas responsabilidades de adulta. Tipo trabalhar, organizar marmitas pra economizar ou dar conta das tarefas de casa.
O que eu quero fazer?
Aqui entram as coisas que faço porque tenho vontade de chegar a um objetivo específico. São importantes, e eu, como uma adulta responsável, preciso fazer, mas o mundo não vai acabar se não fizer, sabe?
Incluo no grupo: ir para a academia todos os dias de manhã, pra atingir um objetivo estético específico. Estudar 40 minutos 3 vezes na semana, porque sei que me faz bem. Gravar conteúdos 1 ou 2 vezes. Ler por 20 minutos antes de pegar no sono.
O que você QUER fazer que vai alem do que faz sem ter escolha? (Aqui estão as coisas que fazem a diferença na performance criativa, mas a maioria das pessoas deixa “pra amanhã.)
O que eu faço porque mereço?
Dentro de uma rotina que favorece a criatividade, é muito importante que você tenha momentos pra aproveitar sem a obrigação do “quero por algum motivo'“ ou “tenho que fazer pra sobreviver”.
Aqui eu incluo aula de pole dance 1 vez por semana, porque GOSTO de ter um hobbie e me divertir. Deixo a segunda a noite livre pra fazer nada “útil”, normalmente durmo cedo, porque AMO FAZER isso e nem sempre consigo. Também separo a noite de sexta-feira ou o sábado a tarde pra fazer alguma coisa com meus amigos ou ficar assistindo alguma besteira na TV.
O que você MERECE fazer mesmo que isso roube um tempo de produtividade? Você já trabalha e dá conta de tanta coisa! (Aqui o segredo é equilíbrio. A gente PRECISA de momentos assim, mas é impossível viver só se mimando - a não ser que você seja herdeiro e esteja com a vida feita, o que eu não sou nem de perto kkk)
Chegamos a um ponto importante:
dentro das coisas que QUERO, PRECISO e MEREÇO, eu penso no que dou conta. Nem sempre vai dar pra fazer 3 delas no mesmo dia, mas até aí, choices, né? Você não tem que e nem vai dar conta de tudo - sigo trabalhando isso na terapia.
O que funciona, pra mim, é separar por dias.
Minha rotina fica mais ou menos assim:
Segunda: quero (academia)/preciso (trabalhar CLT)/mereço (não fazer nada a noite)
Terça: quero(academia)/preciso(trabalhar CLT)/mereço (aula de pole dance + bambolê assistindo série)
Quarta: quero (academia)/preciso (trabalhar CLT)/quero (estudar 40 minutos + ler 20 minutos)
Quinta: quero (academia)/preciso (trabalhar CLT)/ preciso (trabalhar EMPREENDER)
Sexta: quero (academia)/preciso (trabalhar CLT)/ preciso (trabalhar EMPREENDER) ou mereço (sair com amigos)
Sábado: preciso (trabalhar EMPREENDER)/ mereço (não fazer nada ou sair com meus amigos a noite)
A proporção das coisas muda a cada semana ou mês, de acordo com a fase da vida. Acredito que quando estiver com meu próprio negócio rolando bem, terei mais tempo para o mereço (eu ouvi um amém?), enquanto não rola, sigo equilibrando os pratinhos.
Hoje fomos de textão, né? Você arrasou muito se leu até aqui. 😅
A mensagem que quero te passar é que o mais importante pra estabelecer uma rotina criativa que funcione é você entender que passar 5 dias seguidos fazendo só o que PRECISA deixa a vida pesada. O QUERO tem que aparecer com tarefas alinhadas ao que você busca, e o MEREÇO é tão importante quanto os dois outros.
Inclusive, usar a rotina para fazer coisas fora do “preciso” é mais poderoso do que as pessoas imaginam
Um estudo realizado em 16 países e publicado em 2023 na revista Nature Medicine relacionou os hobbies a uma maior satisfação com a vida, sensação de bem-estar mental e senso de pertencimento na velhice.
💡 intencionalidade e equilíbrio 💡
E, bom, se mesmo depois de ler essa news você ainda está se perguntando como eu dou conta de tudo…a verdade é nem sempre eu dou. HAHAHA
Nem sempre você vai também.
É isso. A vida é assim mesmo, cansa demais, mas o importante é querer tentar, pra não ficar pior.
meus outros canais