E se você fosse mais criativo?

O que seria diferente?

Eu não sei o que veio na sua cabeça depois de ler o título, mas é nisso que você precisa prestar mais atenção. 

Aliás, hoje quero te convidar a pensar no que você faria se tivesse um pouco mais de criatividade. Abriria uma loja? Contaria para o chefe que quer trocar de setor na empresa? Teria uma vida mais leve? Ou, talvez, começaria a gravar vídeos para o Youtube? Não sei. Só você poderá responder. Mas tirar uns minutinhos do seu dia para refletir sobre isso pode mudar sua vida. Sabe aquela hora que você não aguenta mais segurar o xixi? Vá ao banheiro pensando nisso! 😆

Se você me acompanha no Instagram, já deve ter visto que estou escrevendo um livro. Ainda não contei pra ninguém do que se trata, mas como nos falamos toda quarta-feira, sinto que posso confiar em você.  

A história é uma ficção e fala da vida da Luana, uma garota de 17 anos que deseja se lançar no mercado como estilista, mas que adia o sonho de conquistar sua própria marca, porque não sente que tem a criatividade suficiente e morre de medo de tudo dar errado. É claro que não vou te dar spoilers, mas quando estava desenvolvendo a narrativa, percebi que se a personagem não tivesse perdido tanto tempo desejando ser mais criativa e pensando em todos os problemas, ela levaria uma vida mais interessante.

Será que hoje você está vivendo como a Luana?

Será que você está vivendo assim, de um jeito que sabe o que quer, sabe o que precisa fazer, mas por algum motivo não acredita que pode ser criativo para chegar lá? 

Não tem problema se estiver. Rola com todo mundo! O que você precisa é ser sincero ao perceber como está agindo e buscar desenvolver a criatividade em todos os sentidos para fazer diferente. 

Por exemplo, qual foi a última vez que você sentiu aquele frio na barriga ao tomar uma atitude? A vida mais criativa começa aí. No caso da Luana, a personagem do meu livro, as coisas começam a mudar quando ela arrisca participar de certo um jogo, mesmo duvidando da sua capacidade. E, você? Como pode dar mais um passo na direção da criatividade? 

Criar é entender quem é você, o que você precisa fazer e o que já está fazendo.

Você só terá criatividade se tiver identidade. 

03 perguntas essenciais para você encontrar caminhos para destravar seu potencial criativo:

  • O que eu invejo (mesmo fingindo que não) em outras pessoas? 

  • O que eu gosto de fazer quando estou triste?

  • Qual é o sonho que eu vivo deixando pra depois? 

Se quiser trocar ideias sobre essas questões, é só me chamar lá no Instagram.


Tenho pensado muito sobre uma coisa nesta semana…

Você pode até falar que é criativo, mas fingir um estilo de vida é algo muito difícil de sustentar. Não é como fingir que assistiu a um filme ou que sabe quem é fulano. 

Quando você joga no Google “como ter criatividade”, as respostas são sempre parecidas: estudando sobre o assunto. Concordo. Na verdade, em partes. Aprender os conceitos teóricos do que é criar é importante, mas para ser criativo de verdade é preciso viver e praticar a criatividade todos os dias. É por isso que sou contra vender fórmulas prontas. 🙄

Existem coisas extraordinárias dentro do ordinário. Ser criativo é perceber quando boas ideias ou problemas que merecem atenção estão passeando pelo cotidiano, esperando por um resgate. Me desculpe, mas eu sou sincera, isso não dá para fingir ou aprender em apenas um curso de 5 horas. Ou você vive ou você não vive.

Até dá para mentir no currículo, mas na prática as coisas são diferentes. 

💡 Um músico deve compor, um artista deve pintar, um poeta deve escrever, caso pretendam deixar seu coração em paz. Abraham Maslow já tinha deixado essa dica, e eu acrescento: o ser humano precisa criar. Somos seres nascidos para isso. Quando não estimulamos esse potencial, os reflexos são enormes: a vida fica paralisada, você vive insatisfeitos e as coisas - em diferentes áreas da vida- parecem não fluir.

Bato na tecla de que todo mundo deve saber como ter criatividade de verdade (e não só fingir que tem), porque uma vida criativa é melhor de se viver. 

A parte legal disso é que todas as pessoas podem fazer isso. Você pode começar planejando a execução daquele projeto que está na gaveta, pode participar de desafios criativos, ler livros, fazer cursos, meditar, cozinhar ouvindo música ou escrever. A atividade não importa tanto, desde que você queira desenvolver sua criatividade DE VERDADE. 

Todo dia é um bom dia para espalhar criatividade. 💛 Confio nisso e não me canso de te incentivar a viver um estilo de vida mais criativo - da cabeça aos pés, de alma e coração. 


🎧 Pra embalar as ideias

Até Quando – Gabriel, O Pensador

“Até quando?” é uma pergunta que cabe em diferentes contextos. Cada um sabe onde ela aperta mais, então só pense sobre a resposta. Nem precisa contar pra ninguém! ;)

Não é porque o design é bonito que a mensagem é importante e o conteúdo é criativo #ReflexõesCriativas 


Quer saber reconhecer uma boa ideia no dia a dia?

Preste atenção sempre que você falar “Nossa, é claro!”. O pensamento que vem antes da sensação de “como não pensei nisso antes” costuma sempre ser sobre algo interessante de ser feito. É aquela coisa que depois de ver, não pode deixar de ser vista, uma ideia que muda o que vem a seguir.

Normalmente a ordem é:

Você tem a ideia → “Como não pensei nisso antes" → “acho muito arriscado/não vai dar certo” 

Se por um momento você pensou que encontrou uma ideia incrível, sugiro que se esforce para enfrentar a insegurança que vem logo depois. Ah, lembre-se que a melhor ideia não é necessariamente a que vai mudar o mundo. Melhorar uma pequena parte do mundo, mesmo o de uma pessoa, é o suficiente por hoje.

  • Eu tô lendo o livro “Como o cérebro cria” e estou aprendendo muito. Ainda nem terminei, mas já sinto que vale a pena recomendar a leitura. É esse aqui

Escrever esses e-mails tem sido muito legal para mim. Um exercício incrível para minha criatividade, além de uma forma de me aproximar de você. 😍 Você me ajuda muito quando encaminha o link para um amigo ou compartilha marcando o @canalbiigbag nas redes sociais.

Share

Se você tem alguma sugestão de conteúdo ou comentário fique à vontade para enviar um direct pra mim no @canalbiigbag ou responder este e-mail. 

  • Assine para receber os conteúdos toda semana!